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  • Alvaro Maciel

Controle da resistência à compressão do concreto


No Brasil, atualmente, o controle da resistência à compressão do concreto é realizado de acordo com as prescrições da norma ABNT NBR 12655:2015 Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebi-mento e aceitação – Procedimento, que apresenta, no subitem 6.2 “Ensaios de resistência à compressão”, os limites máximos para a formação de lotes de concreto, critérios de amostragem e os dois tipos de controle tecnológico considerados: controle estatístico por amostragem parcial e controle por amostragem total.

No controle por amostragem parcial as amostras são coletadas aleatoriamente de betonadas distintas, respeitando a quantidade mínima de exemplares (conforme os grupos e classes de resistência do concreto) para posterior determinação do fck,est por meio de ex-pressões matemáticas (com funda-mento estatístico) denominadas estimadores. Essas expressões levam em conta, no caso de amostras com número de exemplares compreendidos entre 6 ≤ n ˂≥ 20, os menores resultados obtidos e, para amostras com 20 ou mais exemplares (n ≥ 20), a resistência média (fcm) e o desvio padrão de produção e ensaio efetivo, denominado na norma como sd.

Além disso, no controle por amostragem parcial, o valor de fck,est obtido deve ser comparado com os valores mínimos admitidos (determinados em função da condição de preparo do concreto e do número de exemplares). Consideram-se ainda alguns casos excepcionais: concretos produzidos por betonadas de pequeno volume e amostras compostas por número de exemplares compreendidos entre 2 ≤ n ≤ 5.

Ressalta-se que, no Brasil, o controle por amostragem parcial é comumente empregado em fábricas de pré-moldados de concreto (lajes alveolares, vigas, pilares, dormentes etc.), devido, principalmente, à dinâmica de produção, à repetibilidade das peças e ao elevado número de betonadas envolvidas, sendo menos suscetível seu emprego em obras de arte ou de edificações construídas por concretagem in loco.

Quanto ao controle por amostragem total (100%), todas as betonadas são amostradas e a resistência característica à compressão do concreto estimada (fck,est) é dada pelo valor da resistência à compressão do exemplar de cada betonada, uma vez que a amostra, neste caso de 100%, confunde-se com a população. Trata-se de um controle largamente utilizado no Brasil em obras de edifícios comerciais e residenciais de múltiplos pavimentos desde a vigência da ABNT NB-1 de 1978.

Conforme estabelecido no subitem 6.2.2 “Amostragem” da norma ABNT NBR 12655:2015, cada exemplar deve ser constituído por dois corpos de prova da mesma amassada e moldados no mesmo ato. A resistência do exemplar, para uma determinada idade de ruptura, é a maior dentre os dois valores obtidos no ensaio de resistência à compressão.

O controle da resistência à compressão do concreto das estruturas de edificação e de obras de arte é parte integrante da introdução da segurança no projeto estrutural, sendo indispensável sua permanente comprovação ao longo da execução da estrutura (Pacheco & Helene, 2013), bem como a sua respectiva rastreabilidade por meio do adequado mapeamento do lançamento do concreto.

Neste trabalho estão apresentados  os resultados obtidos durante o  controle de resistência à compressão do concreto realizado por  mostragem total à luz da ABNT NBR 12655, bem como análises comparativas com o controle proposto pela norma americana ACI 318-14 “Building Code Requirements for Structural Concrete” e pela norma europeia EN-206:2013 “Concrete – Specification, performance, production and conformity”. Para tanto, foi analisado um traço de concreto fck = 40 MPa, autoadensável com classe de espalhamento SF 2 (slump-flow de 660 mm a 750 mm), conforme classificação da ABNT NBR 15823:2010 “Concreto autoadensável. Parte 1: Classificação, controle e aceitação no estado fresco”, produzido em uma única central dosadora  durante um período de 2 anos e 9 meses e aplicado nas estruturas de concreto armado de uma torre comercial e 2 (duas) corporativas, com 24 a 36 pavimentos, de um empreendimento de grande porte localizado na cidade de São Paulo.

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